segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNAL ALÔ MONLEVADE

ESCOLA, FAMÍLIA, RESPEITO.

Há um problema novo nas escolas brasileiras: a indisciplina nas salas de aula assumiu tais proporções que muitos professores estão com medo dos alunos. Indagações acerca do problema de indisciplina nas escolas, principalmente nas públicas, têm aumentado muito nos últimos tempos. Onde está o problema da disciplina?
Segundo Ednei Xavier, pós-graduado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, não há lugar único e nem se trata de um único problema.
CONFIRA A ENTREVISTA COM O PROFESSOR, QUE COORDENA O CENTRO EDUCACIONAL DE JOÃO MONLEVADE E LECIONA NA ESCOLA ESTADUAL MANOEL LOUREIRO.

ALÔ: ONDE ESTÁ A RAIZ DA INDISCIPLINA NA ESCOLA?

EDNEI XAVIER: Não se trata de um único problema. Com toda certeza, o professor é o menor dos problemas. A permissividade, a falta de limite e a pouca aprendizagem que permeiam a vida do adolescente de hoje, contribuem, e muito, para que tenhamos alunos menos comprometidos na sala de aula. É da escola que o adolescente mais gosta e não da sala de aula. Isso, talvez, pelo fato de que ele tenha recebido, por parte da família, pouca ou nenhuma orientação acerca da importância do aprender. Pesquisa séria e feita por um instituto não menos sério, do banco Itaú, comprova que 70% do fracasso escolar e da indisciplina são atribuídos à família. Contudo, o governo também colabora muito para este quadro caótico em que vive a educação no país. A sala de aula ainda não é um ambiente atrativo para O adolescente de hoje que, acostumado às altas tecnologias, ainda vive em um modelo de ambiente escolar construído ha séculos e que em quase nada se modificou. A combinação de tudo isso gera a indisciplina que reina absoluta nos dias de hoje.

QUAL É O GRANDE DESAFIO DO EDUCADOR NOS DIAS ATUAIS?

O grande desafio par ao professor de hoje é preparar o aluno de maneira a que ele desenvolva habilidades que o levem a criara condições e mecanismos de defesa para a sua sobrevivência profissional e como cidadão em sua plenitude. O professor tem ainda que lidar com problemas que poderiam ser resolvidos no seio familiar (a falta de formação humanística).

O QUE TEM SIDO FEITO E AINDA PRECISA SER REALIZADO PARA QUE A ESCOLA ATINJA UM NÍVEL DE EXCELÊNCIA NO BRASIL?

Apesar de pesquisas recentes apontarem um percentual de aproximadamente 13% de professores sem preparação para a função, o profissional atual, sem sombra de dúvida, está mais bem preparado que o do passado que, além de autoritário, era livresco, tinha pouca formação acadêmica e se limitava a atender ao regime da época, ou seja, autoritário. Inclusive, a idéia de que o professor era quem detinha o conhecimento era sempre cristalizada. E era com essa idéia que o “ensino” se processava, mas a aprendizagem ficava à deriva, pois o que se ministrava era um monte de conteúdos desconectados da realidade do aluno, combinado a regras e mais regras a serem decoradas. Hoje este quadro mudou e as escolas e os profissionais da educação estão mais estruturados, embora haja muito para fazer, principalmente nos aspectos, físicos, pedagógicos e na relação escola e família.

O QUE UMA BOA ESCOLA DEVE OFERECER?

Valorização do profissional da educação: cuidando da sua cabeça (sempre investindo na capacitação do professor), do seu coração (dando ao professor um tratamento carinhoso, procurando sempre fortalecê-lo, pois PE ele que está à frente do processo, evitando desgastes desnecessários e doenças recorrentes da profissão, pois enfraquecê-lo seria, no mínimo, pouco inteligente) e do seu bolso (pagando-lhe um salário decente e legal, para que possa viver dignamente), manutenção das escolas, no que diz respeito à parte física e pedagógica e parcerias com a família do aluno e toda a comunidade escolar são caminhos que nos ajudam a construir uma escola de excelência onde, com toda certeza, efetivar-se-iam projetos educacionais, culturais e sociais que se reverteriam em benefícios para toda a sociedade.

HÁ ANOS TÍNHAMOS NO BRASIL UM NÚMERO RESTRITO DE ESCOLAS PÚBLICAS, MAS DE GRANDE QUALIDADE. HOJE, COM A EXPANSÃO DO ENSINO PÚBLICO, ESSA QUALIDADE NÃO É MAIS A MESMA. EM SUA OPINIÃO O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR ESSE QUADRO?

Como foi dito, o quadro mudou e para melhor. Com certeza, o professor de antes não atenderia, nem de longe, às necessidades de hoje, visto que se limitava a apenas reproduzir conhecimentos pré-estabelecidos em livros didáticos, tornando-se meros repassadores de conhecimentos, sendo apenas eles o sujeito do processo, enquanto ao aluno era reservada somente a obrigação de receber o conteúdo que lhes era ensinado. Porém, atendiam às necessidades da época.

COMO PODEMOS AVALIAR O ENSINO EM NOSSO MUNICÍPIO ATUALMENTE?

Apesar das distorções na educação local e que precisam ser sanada, o nosso município está em um lugar privilegiado, conforme resultados de massa recentemente divulgados. E só será possível acabar com essas distorções se houver cobranças de nossos governantes e administradores para que apresentem contrapartidas, no que diz respeito aos investimentos sérios e racionais na área da educação, para que o processo ensino-aprendizagem se efetive de fato.

COMO VOCÊ VÊ O PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL?

Está ainda engatinhando. O processo fica apenas no nível de compra das máquinas e nada mais que isso, pois os projetos para se trabalhar com a inclusão digital inexistem ou não atendem às necessidades. Sem falar que, por vezes, essas máquinas ficam desativadas e encostadas nos setores públicos.

QUAL SERIA A MELHOR FORMA DE TRABALHAR, EM SALA DE AULA, AS NOVAS TECNOLOGIAS COM NOSSAS CRIANÇAS E JORNAIS?

Dando aos alunos acesso a esses equipamentos e em condições de uso, profissionais mais bem preparados e projetos sérios que levem a efetivação do uso da tecnologia

QUAL O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO ESCOLAR?

A família é o pilar de sustentação de tudo em nossa vida e na educação escolar não seria diferente. Encaminhar cidadãos com princípios cristãos, religiosos e familiares para que possamos ajudá-lo na continuação da construção de valores com bases nesses princípios, é o papel principal da família.

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